sexta-feira, 30 de maio de 2014

Aniversariantes do mês de Maio!!!

 

         Parabéns a todos da equipe Romalino: Cleunice Do Espírito Santo Inácio Prado, Anair, Ironilde, Meire, Adão De Arruda Filho, Jorge Beltrao Tenorio, Lázaro e Rosangela Penajo.
           Aproveitando aqui para também desejar sucesso para você professora Rosangela, que tenha muito sucesso nessa sua nova jornada, sentiremos sua falta!













terça-feira, 27 de maio de 2014

Projeto Teatro na Escola

 

           O ser humano tem potencial perceptivo, imaginativo e criativo, na maioria das vezes não explorado na sua totalidade, e às vezes até bloqueado. A proposta do teatro na escola visa desenvolver tais potencialidades, criando uma nova ordem de experiência e imagem que se transformam em novas ideias. Ao conhecer e aprimorar a percepção sensorial, a imaginação e a criatividade, o indivíduo adquire expressividade atingindo uma comunicação mais eficiente, não só verbal, mas também, corporal, possibilitando ainda o controle de emoções através da vivência de sentimentos de medo, ansiedade, alegria e outros. E, sendo o teatro uma atividade grupal, essas experiências são compartilhadas e as soluções também, prevalecendo o sentido de grupo, de formação de sociedade, pois a constante pesquisa do significado da vida humana acarreta um sentimento de humanidade que implica em responsabilidade consigo e com os outros, no sentido de firmar laços afetivos e de saberes com a comunidade local e escolar através da arte.






















PROJETO AGRINHO


              Nesta sexta-feira (23), 269 educadores do município de Anastácio foram capacitados através da metodologia educacional do Programa Agrinho, para posteriormente, disseminar os conhecimentos adquiridos aos 4 mil alunos da Rede Pública de Ensino inscritos no programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) Secretarias de Educação. A aplicação da metodologia em Anastácio aconteceu, na Escola Municipal Teodoro Rondon e na Escola Estadual Romalino Alves de Albres.
             "O que liga as pessoas ao campo" é o tema adotado para o direcionamento das cartilhas trabalhadas com as crianças futuramente e, de forma lúdica e didática, aproxima os estudantes do mundo agro. "O objetivo é levar às crianças o conhecimento sobre o trabalho rural, além de temas transversais, complementando aquilo que o professor trabalha em sala de aula, agregando valor a assuntos importantes, como pluralidade cultural, cidadania, consumo, ética e Saúde”, avalia a analista educacional do Senar/MS, Jussara Pedroso.