terça-feira, 6 de novembro de 2012

PROJETO ESCOLA ECONÔMICA


Objetivo
 Implantar práticas econômicas e sustentáveis  na escola. 
Tempo estimado 
O ano todo. 

Material necessário 
Contas  de luz e água,  planilhas para a anotação de dados  sobre  o consumo de recursos  naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício.

Desenvolvimento 
·         Reunir  a comunidade escolar e conversar sobre a importância de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental;
·         Fazer uma avaliação local sobre os gastos existentes na escola. Por exemplo,  analisar o uso da energia,  levantar informações sobre a distribuição de luz natural, os períodos e locais em que a energia artificial  fica ligada, as luminárias usadas e a sobrecarga de  tomadas;  Fazer o levantamento sobre  o consumo médio de água na escola e verificar  as condições das  caixas- d’água, canos e mangueiras;
·         Após análise dos resultados do item anterior, incentivar a todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers;  Providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza do edifício; Utilizar  o lixo orgânico para produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida;
·         Convidar  os familiares dos alunos  e motivá-los a aplicarem  as ações sustentáveis do projeto em seu dia a dia, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentar as reduções nas contas de água e de luz e convidá-los a ver de perto a preocupação ambiental aplicada nos diferentes locais da escola; 
·          Reunir  os envolvidos para fazer as avaliações coletivas das medidas adotadas;

Avaliação 
Montar  uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retomar  aqueles que merecem mais aprofundamento. Avaliar  também o envolvimento  dos alunos, se todos estão interessados  na questão ambiental e se eles  mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.

                                            Meta: Conscientizar os alunos a economizar água


                                             Troca de lâmpadas
                                         
                                          Sobra do lanche para utilizar como adubo nos canteiros de plantas da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário