Objetivo
Implantar práticas econômicas e sustentáveis na escola.
Implantar práticas econômicas e sustentáveis na escola.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Contas de luz e água, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício.
Desenvolvimento
O ano todo.
Material necessário
Contas de luz e água, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício.
Desenvolvimento
·
Reunir a comunidade escolar e conversar sobre a
importância de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental;
·
Fazer uma avaliação local sobre os
gastos existentes na escola. Por exemplo, analisar o uso da energia, levantar informações sobre a distribuição de
luz natural, os períodos e locais em que a energia artificial fica ligada, as luminárias usadas e a
sobrecarga de tomadas; Fazer o levantamento sobre o consumo médio de água na escola e verificar as condições das caixas- d’água, canos e mangueiras;
·
Após
análise dos resultados do item anterior, incentivar a todos,
com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando
houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de lâmpadas
incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e fazer a
manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers; Providenciar o conserto de
vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar
torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza do
edifício; Utilizar o lixo orgânico para
produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida;
·
Convidar os familiares dos alunos e motivá-los a aplicarem as ações sustentáveis do projeto em seu dia a
dia, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentar as reduções
nas contas de água e de luz e convidá-los a ver de perto a preocupação
ambiental aplicada nos diferentes locais da escola;
·
Reunir os envolvidos para fazer as avaliações
coletivas das medidas adotadas;
Avaliação
Montar uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retomar aqueles que merecem mais aprofundamento. Avaliar também o envolvimento dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.
Montar uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retomar aqueles que merecem mais aprofundamento. Avaliar também o envolvimento dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.
Troca de lâmpadas
Sobra do lanche para utilizar como adubo nos canteiros de plantas da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário