terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Água


22 de março - Dia da Água

O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta.


O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água. O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, por meio do Projeto Multiplicadores apóia e divulga hábitos e atitudes de consumo responsável para economizar água como:

Evitar vazamento de água e torneira pingando em casa;

Limitar o tempo do banho. Fechar o chuveiro enquanto se ensaboar;

• Não escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta;

• Usar a máquina de lavar sempre com a carga máxima;

• Ao comprar máquina de lavar roupa ou de lavar pratos, verifique no manual o consumo de água do produto;

• Verifique sempre se há vazamento no sistema de descarga;

• Usar balde em vez de mangueira para lavar o carro;

• Usar a vassoura em vez de mangueira para limpar o quintal e a calçada;

• Não regar as plantas em excesso nem nas horas quentes do dia ou em momentos de muito vento.


Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para toda a população, mas não é assim.

Vamos ver por que?

  • 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais;
  • 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.
  • Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

Ainda, o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige projetos por partes dos órgão competentes e cuidados e conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário