A Olimpíada Brasileira de Matemática, ou
OBMEP, é uma competição de matemática aberta a todos os estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até universitários. Fundada em 1979, é desde então organizada pela
Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Em torno da competição, a SBM, em cooperação com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), elaborou um projeto que tem como objetivo empregar competições de matemática para melhorar a qualidade de ensino de matemática no país e descobrir talentos precoces para as ciências em geral.
Os níveis de participação
A OBM realiza-se anualmente em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:
- Nível 1 - para alunos matriculados nos 6º e 7º anos (antigas 5ª e 6ª séries) do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
- Nível 2 - para alunos matriculados nos 8º e 9º anos (antigas 7ª e 8ª séries) do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino fundamental menos de um ano antes, não tenham ingressado no ensino médio até a data da realização da primeira fase da OBM.
- Nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da primeira fase da OBM.
- Nível Universitário - para alunos que ainda não tenham concluido o curso superior (normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período).
Está sendo realizadas hoje a 7ª Olimpiada de Mátemática, qua estava prevista para o dia 16/08/2011, mas que foi adiada em virtude da paralização nacional.
Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Romalino Alves de Albres.
Maiores informações sobre o assunto acesse o site da OBMEP.
http://www.obmep.org.br/